Um dia, para minha surpresa e após 1 mês sem desligar o pc, pude observar que o processo “sidebar.exe” (A Barra Lateral do Windows) estava consumindo uma memória absurda: maior do que 700mb conforme mostrou o gerenciador de tarefas. Mesmo sabendo que essa memória indicada pelo gerenciador de tarefas não significa o total da memória RAM que está sendo utilizada pelo programa (pois as partes sem uso do programa vão para o arquivo de paginação em disco) em algum momento essa falha de programação de algum gadget da barra lateral irá estourar a memória virtual de paginação disponível me deixando com aquela mensagem de memória virtual baixa e o computador lento.
Por sorte em um outro dia havia avistado um recurso interessante presente em uma dll gerenciadora de processos do windows que permite liberar o máximo de memória não utilizada por determinado processo. Assim, com a faca e o queijo na mão foi uma questão de tempo para iniciar a degustação…
Esperei alguns dias até que que a memória da barra lateral ultrapassasse os 100mb de utilização (conforme ilustra a figura a seguir) e chamei a função presente na biblioteca do Windows desde o Windows 2000.
Pude então apreciar a eficácia e simplicidade do software que funciona de maneira suave e discreta liberando a memória que estiver sem uso em todos os programas:
É interessante notar que os softwares continuam a realocar mais memória conforme necessário, dessa forma quando da execução desse software não há prejuízo a nenhum processo e nem se soluciona por definitivo o problema de uso excessivo de memória, apenas remediamos a questão limpando a memória sem uso com a execução do software de forma contínua e em intervalos regulares (é recomendado utilizar o software em um intervalo maior do que 1 dia, facilmente configurável no agendador de tarefas do windows).
Existem também planos futuros como a configuração de listas de programas que serão otimizados ou de programas que não serão otimizados (evitando assim que por acaso o seu jogo tenha que re-carregar tudo o que foi descarregado da memória).
Nessa versão inicial o software se executa com a prioridade mais baixa possível e aguarda até que menos de 25% do processador esteja sendo utilizado para não atrapalhar o andamento do sistema e otimizar todos os processos que estiverem disponíveis (caso não rode como administrador, apenas irá otimizar os processos do seu usuário. Caso rode como administrador irá otimizar todos os programas e serviços em execução.).
Para quem quiser efetuar o download dessa ferramenta tem o meu Sky Drive! ou site espelho. 😀
Apreciem!! 💡
Grande saudoso Zé Edu ;D Tava te buscando na net e achei teu blog. Muito bom esse programa, meus 4gb de ram serão aproveitados decentemente agora ;D Vamo manter contato, amigos é sempre bom.
Abração e boas festas!
Uai cara! Bacana! Podia compartilhar o fonte deste autoit, ou pelo menos o nome da biblioteca com a gente?
A biblioteca é a de diagnóstico de estado dos processos do windows 🙂