LanLogon v2.0

LanLogon v2.0

Essa é a página em português do LanLogon. [View the English Version]

Apresentação

O LanLogon v2.0 é um software que salva as senhas de rede dos compartilhamentos de arquivos em servidores e os mapeia como drives de rede de maneira automática quando você se conecta a uma rede específica. Como bônus ele remove os drives automaticamente quando você se desconectar da rede específica.

Funciona em Windows XP, Vista, Seven, 8 nas edições: Starter, Home, Home Basic, Home Premium, Professional, Business, Enterprise e Ultimate.

Download

O software utiliza a estrutura de programação .net versão 4.0 Client Profile que pode ser instalado pelo Windows Update ou através de downloads no site da Microsoft: [instalador_web], [instalador_local].

O download do LanLogon pode ser feito aqui: [mirror_1_(US)], [mirror_2_(BR)], [mirror_3_(SkyDrive)].

Doações via PayPal pelo software em todas as quantias são aceitas! 😀
Clique nesse botão para doar: 

Documentação

O software procura ser fácil de usar, ele roda no plano de fundo em prioridade baixa sem interromper o usuário, a tela de configuração dos perfis de rede é bem simples e mais detalhes estão explicados abaixo:

  1. Habilitar perfil. Simples: quando habilitado os drives mapeados serão montados de acordo com as demais configurações.
  2. Nome do perfil. Um nome simples e exclusivo para lembrá-lo de qual compartilhamento se trata esse perfil.
  3. Local do compartilhamento. Caminho de rede completo para o drive mapeado.
  4. Letra do drive a ser mapeado.
  5. Usuário do compartilhamento, deixe em branco caso seu compartilhamento não precise de um usuário específico.
  6. Senha do usuário, deixe em branco caso o usuário não tenha senha.
  7. IP Parecido: Essa configuração é interessante e verifica se o IP da sua conexão de rede é parecido com o que estiver configurado aqui. Por exemplo, em uma rede que seu ip pode ser 192.168.100.2 ou 192.168.100.3 ou 192.168.100.x o IP parecido é “192.168.100.”, assim quando você se conectar a uma rede 192.168.0.2 o programa não tentará mapear o drive de rede.
    Essa opção aceita: IPv4, IPv6 e RegEx.
    Para utilizar expressões regulares escreva conforme esse exemplo:
    regex:(192\.168\.0\.|192\.168\.1\.)
    Um site bacana para ajudar-lhe a escrever expressões regulares é o RegExPal.
    OBSERVAÇÃO: Essa função de RegEx é do framework .net e aceita somente   RegEx básicas (como por exemplo [0-9] ao invés de \d, entre outros, teste e descubra!).
  8. Pingar IP: Essa configuração permite verificar se um IP está online antes de tentar mapear o drive.
    Pode-se utilizar: IPv4, IPv6, nome Netbios e nome completo com domínio.
    Certifique-se (com um ping no dos) que o ip realmente responde as requisições de echo ou seu drive nunca será mapeado!
  9. Botão Salvar: Salva as configurações.
  10. Botão Cancelar: Cancela quaisquer alterações ou adição de novo perfil.

Tradução do Software

Esse software aceita traduções para quaisquer línguas. Verifique o arquivo languages.ini no diretório do programa. Sinta-se livre para me enviar sua tradução se você quiser que eu a inclua no programa de instalação.

Segurança

É impossível fazer um software blindado à prova de hackers, mas foram tomadas boas medidas de segurança para evitar ou pelo menos dificultar a descoberta da senha criptografada que fica armazenada no computador, tornando o software seguro para armazenar as senhas. Por exemplo, o código-fonte não é distribuído e é armazenado somente em um arquivo criptografado com senha no meu computador.

Problemas conhecidos

A) O programa está em inglês! Pode ser sua versão do Windows, defina a lingua portuguesa como padrão utilizando o argumento /setid. Por exemplo, execute o programa uma vez assim: “LanLogon v2.0.exe /setid=1046“.

B) O LanLogon funciona apenas para um usuário em uma única máquina. Isso significa que se você tem muitos usuários em uma única máquina e quer utilizar o LanLogon para eles é preciso fazer alguns ajustes manuais:

  • No Windows XP: Basta apenas adicionar o executável LanLogonXPTask.exe no menu iniciar do usuário.
  • No Windows Vista/Seven/8 é preciso criar as duas tarefas agendadas (ou renomear as existentes na biblioteca de tarefas agendadas antes de reinstalar o LanLogon para o novo usuário).

Em tese ninguém deverá ter esse problema, que na realidade não é exatamente um problema e sim a forma como o programa foi desenhado. 😉

História

Um dia em meu notebook com Windows Vista Home Basic eu percebi que ele não salvava as senhas de rede, diferente do Windows Vista Ultimate. Precisei encontrar uma maneira de salvar a senha de rede e então criei uma entrada no registro do windows que pré-autenticava o login de rede no servidor, para que o windows mapeasse o drive de rede corretamente.

Foi uma entrada de registro simples, mas que me apresentou alguns problemas: a começar pelo fato do drive de rede estar sempre tentando se conectar ao servidor, estando eu em rede ou sem rede, e a senha de rede estava visível a qualquer pessoa com algum conhecimento em informática.

Precisei então aprimorar um pouco o método de login de rede, criando assim um script vbs que detectava se a rede que eu estava conectado tinha o ip desejado e então mapeava corretamente o drive de rede, tornando as coisas mais simples porém com a dificuldade de editar manualmente o script para cada nova entrada de rede, aumentando a possibilidade de ocorrerem erros por conta da digitação. Também continuava com o problema da senha estar visível a alguém que abrisse o script no bloco de notas. Criar as tarefas agendadas também era uma tarefa complexa, pois precisava criar cada uma manualmente e nessa época ainda não havia percebido a importância de mapear o drive de rede também como administrador.

Nasceu então o LanLogon 1.0, programado em AutoIt3, mapeando corretamente o drive de rede quando conectado à rede desejada e codificando a senha. Problemas resolvidos por um bom tempo! Até que encontrei um novo problema: essa primeira versão só salvava 1 senha, exigindo que todas as conexões mapeadas ao servidor (ou servidores) utilizassem o mesmo usuário e senha. Com apenas um servidor foi simples, mas com a adição de mais servidores na rede a situação começou a ficar complicada…

E então para solucionar essa questão de uma senha para cada servidor renasceu o LanLogon v2.0, programado no Visual Basic 2010. Sendo uma solução robusta, com suporte teoricamente ilimitado dos perfis de rede e adequado ao meu uso que compartilho aqui na internet para quem também quiser utilizá-lo! 😀

Uma ideia sobre “LanLogon v2.0

  1. Pingback: LanLogon v2.0 | Blog do Eduardo Nunes

Escreva seu comentário: